segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

#1 O Mundo Pós-Aniversário, Lionel Shriver


Lionel Shriver é a autora do livro que deu origem ao filme Precisamos Falar Sobre o Kevin, muito comentado quando foi lançado. Já li outros da autora e todos conservam uma semelhança no sentido de levar as relações humanas para um patamar maior, transpondo o que acontece entre duas pessoas para um patamar mais macro. O Mundo Pós-Aniversário pode ser visto como uma representação de narrativa aberta, com duas opções de curso de ação dependendo da decisão que se toma. O “talvez” e o “e se” guiam a história de Irina, Lawrence e Ramsey.
Ao propor dois possíveis caminhos e, consequentemente, desfechos, para o triângulo amoroso, Shriver sintoniza com um dos acontecimentos que mais marcaram a virada do século XX para o XXI, o ataque terrorista às torres gêmeos do World Trade Center em Nova York, em 2001. O mundo nunca mais foi o mesmo depois disso; tampouco o foi a vida de Irina, na versão da história em que ela decide deixar o companheiro, Lawrence, após 9 anos de relacionamento, para ficar com o amigo, lenda da sinuca, Ramsey Acton.
O curioso é que Ramsey é um cara meio “escroto” na versão da história em que Irina decide ficar com ele e super “gente boa” naquele em que ela resiste à atração. Por sua vez, Lawrence faz tudo de irritante que se pode imaginar na versão em que Irina não o deixa se comporta como o mais gentil e cavalheiro dos homens naquela em que leva um pé na bunda. Irônico? Proposital.
Duas versões perfeitamente entrelaçadas para vidas que poderiam ter percorrido destinos diferentes se uma outra decisão tivesse sido tomada. Lionel Shriver escreve com maestria. Excelente escolha para começar o ano lendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário