sábado, 29 de abril de 2017

#3 A Marca Humana, Philip Roth


Este livro eu adquiri com o vale-presente de uma livraria que ganhei da minha amiga Renata Ambrosano, em junho passado, mas só agora peguei pra ler (Rê, não fica #chati, você sabe que eu tenho muitos livros na espera!).
Então, eu fui meio desavisada e comprei A Marca Humana, que é o 3º de uma trilogia, mas no final das contas, acredito que não interferiu na leitura. Ainda não li os outros dois (pretendo), mas tenho certeza que a percepção mudará.
Roth é um autor contemporâneo americano e a trilogia é sobre a vida na América pós-guerra. Me chamou atenção porque na graduação em Letras, alguns professores adotaram obras dele numa disciplina justamente sobre a literatura americana no século XX, até XXI às vezes. Mas não no semestre que eu cursei. Trata da história de um professor universitário (da área de Letras Clássicas), Coleman Silk, que é afastado do cargo e de suas funções acadêmicas acusado de racismo, por ter usado um termo pejorativo, mas ambíguo para se referir a uma aluna. O que o leitor sabe (por isso não é spoiler) mas os outros personagens não sabem é das próprias raízes desse professor. Tudo isso vai ter uma série de implicações na vida dele. Retrata um recorte da sociedade americana pelo viés da história de um indivíduo. Muito bom!


Em tempo, os outros dois livros da trilogia são Pastoral Americana e Casei Com Um Comunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário