sexta-feira, 16 de junho de 2017

#13 A Amiga Genial, Elena Ferrante

A narradora, Lenu, já adulta, conta a história de sua amizade com a Lila desde quando elas eram duas menininhas de 6 anos de idade até os 16, já numa quase transição para a vida adulta. A história se passa na Nápoles do final dos anos 50 e começo dos 60. E não, imagine você, não é uma historinha bobinha!! Eu pensava: “Que burburinho todo é esse em torno dessa tal de Elena Ferrante que, tal qual o grafiteiro Banksy, ninguém sabe quem é?” Pois fui verificar no primeiro livro da chamada quadrilogia napolitana. Assim fui laçada desde as primeiras páginas, chegando a sentir saudade das personagens quando ficava um dia ser ler, por algum motivo que me impossibilitava! Além de retratar toda a comunidade em que elas estavam inseridas, com seus personagens muito bem desenhados, o romance mostra de dentro da cabeça de uma menina (mas com uma certa consciência por estar escrevendo já depois de adulta) os questionamentos existenciais da infância e da adolescência, o choque de realidade com algumas situações vividas, a descoberta do amor e a constatação do não-amor, as escolhas feitas e a ação do acaso. Terminei a leitura e me senti órfã. Preciso urgentemente do segundo livro da quadrilogia!
Em tempo: ao escrever esse texto, leio o terceiro livro da série. Talvez algumas ideias minhas sobre "A Amiga Genial" tenham mudado (mas não a intensidade com que me abateu), mas preferi manter o texto que escrevi assim que o terminei. Em breve mais!

2 comentários:

  1. Eu tbm vi um monte de gente lendo esse livro. Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Adriana,também fui tomada de curiosidade por esta obra e sua fortuna crítica, mas me dei o direito de abandonar a leitura. Não me cativou e senti dificuldade em persistir e continuar.
    Talvez uma pena,mas como diz Daniel Pennac, abandonar uma leitura é um dos dez direitos do leitor! ;)

    ResponderExcluir