segunda-feira, 5 de março de 2018

#7 Os Russos, Angelo Segrillo

Quem acompanha o blog já há uns meses ou conhece meus gostos literários, sabe que eu adoro a literatura russa e no ano passado li várias obras relacionadas. Eu também adoro história. Estou sempre lendo alguma coisa nesse assunto. Daí que esse livro Os Russos, parte de uma coleção maravilhosa chamada Povos e Civilizações, publicada pela Editora Contexto, veio bem a calhar. E a dica casa mais ainda com o ano da Copa do Mundo na Rússia!
De fato, eu o comecei a ler em meados de 2017, mas agora no início de fevereiro concluí cerca de 40% que faltava.
Claro que não é uma obra definitiva nem a mais completa, mas dá um belíssimo panorama da história desse povo tão interessante! Perto do que o brasileiro médio aprende na escola sobre a Rússia e a União Soviética, esse livro trouxe muito mais informação, sem sombra de dúvida.
O autor é um professor universitário de história que viveu na URSS durante a transição para uma economia mais aberta, promovida por Mikhail Gorbachev, até os anos 90, com Boris Yeltsin já no poder. Mas o livro chega até a última eleição de Vladimir Putin, em 2012. Um prato cheio pra quem gosta e quer saber um pouco mais sobre esse país, a origem de seu povo, seus costumes e as transformações pelas quais passaram ao longo dos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário