sexta-feira, 20 de abril de 2018

Como ler mais


Várias pessoas me perguntam como eu consigo ler a quantidade de livros que leio. Na verdade, nem é tão absurda assim. No ano passado li 37. Neste ano, até agora, li 17, e estamos em abril. Porém, tenho que admitir que dos 17, uns 3 ou 4 eu havia começado no passado e terminei agora. Mas como a maioria das pessoas lê muito menos que isso (pesquisa feita pelo Ibope em 2016 aponta que brasileiro lê em média 4 livros por ano), posso parecer uma freak ou, no mínimo, uma pessoa sem vida social aos olhos dos outros.
Para os que gostariam realmente de ler mais e queiram saber como faço, aqui vão algumas dicas:
1.       Eu aproveito pequenos momentos livres ao longo do dia, às vezes são apenas 5 ou 10 minutos. Se a gente pensar que pra ler tem que ter 2 horas livres à frente, não vai rolar! Não dispomos desse tempo. Então, a fila do mercado, do banco, do cartório, a espera no consultório médico, tudo pode ser convertido em momento de leitura;

2.       Eu leio muito na hora do almoço. Almoço em cerca de 20 ou 30 minutos e reservo os 20 ou 30 restantes para a leitura. Me refugio numa sala sozinha no trabalho (quando possível) e isso garante minha sanidade no restante do dia. Digo isso, porque ler se tornou meio que uma necessidade fisiológica pra mim, afeta meu humor, a minha produtividade no trabalho;

3.       Leio vários livros ao mesmo tempo. Se eles são tipos diferentes, ajuda. Por exemplo, leio ao mesmo tempo um romance, um livro de história, um de crítica literária, uma biografia, outro de psicologia e por aí vai. Mas também é perfeitamente possível ler dois romances ao mesmo tempo. E qual a vantagem? Se uma leitura emperra, passe-se para a outra, depois volta-se à emperrada num momento mais oportuno e, com isso, uma delas pelo menos flui. Também porque momentos diferentes do dia e do seu humor pedem livros diferentes, na minha opinião. Outro motivo é que você não precisa acabar o que está lendo pra começar aquele outro que você quer tanto começar logo. Recomendo, porém, certo controle para que não tenha 20 livros começados e não termine nenhum, senão fica um pouco caótico.

4.       Sem perceber ficamos às vezes horas passeando pelas redes sociais só vendo posts de idas a restaurantes, praias, crianças brincando, piadas, vídeos. Muito disso não traz informação nenhuma. Parte desse tempo pode ser dedicado à leitura de forma muito proveitosa.

Que tal aproveitar o fim de semana (pra trabalha aos sábados, como eu, amanhã é feriado, então, terei um dia a mais) pra começar a pôr em prática! É só querer (mesmo)!

2 comentários: