sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Sobre a crise no mercado editorial e o desejo das pessoas de ler mais

Muito temos visto e comentado nas redes sociais sobre a crise do mercado editorial, a situação dramática das duas maiores redes de livraria do país, a consequente situação dramática das editoras (de todos os tamanhos) a falta de hábito de leitura do brasileiro, o preço dos livros, a concorrência 'desonesta', o advento do livro eletrônico, a tristeza que é tudo isso.
Eu sempre li bastante, mas de uns tempos pra cá passei a ler muito mais, porque quanto mais eu leio, mais eu quero ler. E desde o ano passado escrevo o que eu acho dos livros que leio (eu chamo de resenha...) neste despretencioso blog aqui.
Embora muitas pessoas me falem que leem o que eu posto, ainda são muito poucas as visualizações que aparecem pra mim e quase ninguém comenta também. Eu fiquei cinco meses sem postar por muitas razões, entre eles a falta de tempo e ânimo (mas não parei de ler). Retomei as postagens há duas semanas. Menos visualizações ainda do que nos meses anteriores. Vou seguindo meu caminho.
Muita gente fala pra mim: "Eu gostaria de ler bem mais, mas não consigo". O que eu acho é que não gostaria de verdade. Ou gostaria porque acha bonito mostrar que gosta de ler, não porque sente prazer naquilo. Porque quando a gente quer, a gente arruma tempo, dá um jeito. É uma questão de hábito. Já escrevi num post também dicas para ler mais. Quem tiver interesse pode ler aqui: https://adrianabuzzetti.blogspot.com/…/04/como-ler-mais.html
"Ler mais" não precisa ser passar de 3 livros por ano para 20. "Ler mais" pode ser ler 5 páginas todos os dias, nem que isso signifique ler 5 livros por ano. É o hábito. A gente cria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário