quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

#42 Garra – O Poder da Paixão, Angela Duckworth


Ouvi falar deste livro em um curso de gestão comercial que fiz e me interessei por lê-lo. Utilizando conceitos que eu já havia conhecido no famoso livro Mindset (https://adrianabuzzetti.blogspot.com/2018/03/8-mindset-nova-psicologia-do-sucesso.html), ele diz basicamente que esforço é mais importante que talento. O talento pode ser um facilitador, uma porta de entrada, mas é o esforço e a dedicação que vai levar a pessoa a realizar as coisas que deseja. Consegui fazer um paralelo com o meu desenvolvimento na língua inglesa. Tive facilidade desde meu primeiro contato, talvez eu tenha talento para aprender línguas estrangeiras, mas se eu não tivesse me dedicado, se não tivesse estudado horas e horas para prestar exames internacionais, talvez eu não tivesse chegado ao nível de conhecimento e uso da língua a que cheguei, talvez eu não tivesse me tornado professora de inglês e nem trabalhasse nesse ramo.
A autora trata de como é importante se dedicar a praticar algo que se descobre gostar e que saber que o que você faz é importante também dá mais motivação para realizar. Embora ela diga que tenha sido educada para não cultivar sonhos idealistas de fazer o que se ama, ela mostra no livro o quão importante é gostar do que se faz para estar feliz e satisfeito. Como um todo, o livro pode ser um pouco repetitivo, mas a leitura é agradável e os ensinamentos são bem úteis.
Em tempo: Quem quiser ver o vídeo de Angela Duckworth falando sobre o assunto em uma TED Talk, clique aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário