domingo, 31 de dezembro de 2017

#35 No Seu Pescoço, Chimamanda Ngozi Adichie

Amei tanto Hibisco Roxo que aproveitei uma promoção e já adquiri outros livros da Chimamanda (se preparem pra overdose dela!). No Seu Pescoço é uma coletânea de contos que tratam de temas variados como: imigração (muitas histórias se passam nos EUA), preconceito racial, relações familiares e conflitos religiosos.
Em termos de linguagem, destaque para “Jumping Monkey Hill”, que tem um conto dentro do conto, e para o que dá título ao livro, que utiliza a segunda pessoa ao narrar.

Com relação aos temas, acredito que muito do que está presente nos contos desse livro tem a função de quebrar (ou pelo menos questionar) estereótipos do que é ser africano – não que isso por si só já não seja um, porque existem muitas áfricas dentro do continente africano; ser nigeriano não é o mesmo que ser queniano, sul-africano, congolês, egípcio, somali ou angolano. Obviamente que a visão que fazemos da África (inclusive essa visão de unicidade) é fruto da visão que o ocidente criou e propaga sobre o continente e os países que o compõem. Até o conceito de ocidente é questionável, mas aí a gente deixa pra uma outra hora e evoca o Edward Said pra nos ajudar! Enfim, seus contos tratam muito de identidade, e partem do subjetivo para atingir o universal, ou seja, um recorte pode, sim, significar uma boa amostragem do todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário