segunda-feira, 2 de abril de 2018

#11 O Alforje, Bahiyyih Nakhjavani


Livro da TAG Experiências Literárias de fevereiro, O Alforje integra aquela categoria de livros de autoras de quem eu nunca havia ouvido falar. Eu acho fantástico quando isso acontece. Ainda que eu me julgue muito conhecedora (presunção ou constatação), sempre tem coisas a se conhecer.
Pois eu nunca ouvira falar da iraniana Bahiyyih Nakhjavani até receber o livro desse clube maravilhoso que sempre me surpreende. Logo me interessou, pois sempre fui fascinada pela história do povo persa e mesmo do Irã atual. A história se passa no deserto no Oriente Médio, no final do século XIX, em que uma caravana levando uma noiva persa para se casar com seu noivo turco, união completamente arranjada e carregada de interesse das famílias, cruza uma região que serve de rota para peregrinos rumo a Meca. Alguns imprevistos, incluindo crimes, acontecem e a cada capítulo basicamente a mesma história é contada sob o viés de um personagem diferente que integra a história: a noiva, um peregrino, um beduíno, uma escrava e até um cadáver. Ao lermos vamos montando um quebra-cabeça, que muitas vezes exige que voltemos a um capítulo anterior para retomar alguma passagem e tentar completar a história. A maestria com que Nakhjavani construiu sua história praticamente permite que cada capítulo seja lido como um conto independente, mas que faz parte de um todo. Cada personagem, com suas particularidades, lutando a sua luta pela sobrevivência num mundo de certa forma hostil, traz elementos da natureza humana para enriquecer essa história tão bem tecida. Sou grata por ter acesso a literatura de altíssima qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário