segunda-feira, 7 de maio de 2018

#16 A Glória e seu Cortejo de Horrores, Fernanda Torres


Não li o primeiro romance da atriz e escritora Fernanda Torres, Fim, publicado em 2013. Também não li seu livro de crônicas, Sete Vidas, de 2014. E confesso que esse seu segundo romance, A Glória e seu Cortejo de Horrores, lançado em 2017, quase ia pelo mesmo caminho, mas a sinopse me agradou. Acho muito abstrato dizer que parte da sinopse de um livro dá aquele clique que te faz pensar: “Quero ler!”. Mas com esse foi meio assim. E como estávamos bem no fim do ano passado, coloquei na minha lista de sugestões de presentes de amigo secreto e uma colega querida escolheu pra me presentear, junto com o novo de Milton Hatoum, que logo deve estar aqui no blog também!!!!
Resumindo: devorei em 3 dias a história de erros e acertos do ator Mario Cardoso, do início de sua carreira nos anos 60 até os dias de hoje. Primeiro, que a autora consegue imprimir uma narrativa extremamente cativante, escrevendo em 1ª pessoa na voz de Mario. Segundo que tem um quê de tragicomédia na história. E, por último, mas não menos importante, porque o enredo é permeado de reflexões sobre a vida na voz de Mario, mas que podem ser da própria Fernanda, minha, sua, dos nossos amigos contemporâneos.
Pra quem possa vir a ter qualquer preconceito pelo fato de ela trabalhar para a maior rede de televisão do país e por tudo o que isso representa, eu diria: dispa-se dele e não se prive de tamanho deleite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário