terça-feira, 5 de junho de 2018

#20 Tempo de Migrar para o Norte, Tayeb Salih


Eu já falei outras vezes que a #taglivros vem me proporcionando experiências incríveis, não é à toa que seu nome é Tag Experiências Literárias. Nesses dois anos de assinatura tive oportunidade de ler autores e autoras de quem eu jamais ouvira falar, e olha que eu leio uma certa variedade! Tive oportunidade de estar em contato com culturas diferentes, escritores de nacionalidades que eu nunca havia lido antes, histórias e personagens os mais ricos. E isso não é um post pago. É que sinto necessidade de explicar de onde eu tirei um escritor sudanês!!!
O livro de maio do clube foi indicado por Milton Hatoum, escritor brasileiro contemporâneo de quem eu também gosto bastante, então já vinha com uma certa avaliação, digamos. O narrador, além de não ser o personagem principal, não é nomeado. Ele, ao contar a história do conterrâneo Mustafa Said, que teve trajetória semelhante à sua, saindo do Sudão para estudar na Inglaterra, em épocas distintas, e voltando à terra natal para viver em sua aldeia de origem, está também fazendo uma análise do colonialismo, da herança britânica na colônia africana, do olhar do Ocidente sobre o Oriente e vice-versa, por fim, da alma humana.
Como já disse antes, recomendo fortemente a todos que gostam de ler que saiam um pouco de sua zona de conforto e leiam de vez em quando algum autor/autora de algum país sobre o qual você não saiba muita coisa (ou um assunto que não seja exatamente seu foco de interesse). Não quer dizer que após ler a obra literária você vai passar a saber. Mas é uma forma de tomar contato com outras escritas, com outras maneiras de pensar, com outras narrativas, personagens intrigantes e pode até te fazer querer saber mais sobre aquele lugar, aquele país, seu povo e sua história e aí você pode buscar informação por conta própria. E conhecimento nunca é demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário