segunda-feira, 2 de setembro de 2019

#3 O Sentido de um Fim, Julian Barnes


Um dos livros mais impactantes, ambíguos, interessantes, inesquecíveis que já li. Talvez se possa dizer que é sobre o tempo e a memória (acredito que esses dois aspectos são mesmo muito presentes no enredo), mas será? Tudo é tão relativo e passível de credibilidade. O narrador, Tony Webster, já se mostra não-confiável desde o início, quando afirma que “o que você acaba lembrando nem sempre é o que viu”. Ele conta sobre suas amizades, seus relacionamentos, as tragédias que aconteceram com alguns, mas sempre com a ressalva de que o que fala pode não ser exatamente a verdade.
            Também é um livro que me fez pensar na minha própria vida e trajetória, na imagem que criei de mim mesma, na imagem de mim que quero passar, passo e passei para os outros até aqui, nas escolhas que fiz e faço. Que mais elas trarão?
            Ao final, com relação à história narrada, você já não tem certeza de nada e acho que era pra ser assim mesmo. Mas não se sai incólume dessa leitura.
Ficha Técnica
Editora: Rocco
Título original: The Sense of an Ending
Tradutora: Léa Viveiros de Castro
Ano:2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário